quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

CHEGUEI NA ROMÊNIA!!!

Pois é. Taí uma coisa que eu não me imaginava falando há uns 4 meses atrás. Eu sempre quis ter a experiência de trabalhar na Europa, mas nunca tinha tido a oportunidade - e confesso que nunca tinha cogitado ou pesquisado sobre uma oportunidade romena anteriormente. Simplesmente, apareceu. Até ela se tornar verdade, muitas pesquisas no google e na Wikipedia foram solicitadas, até eu tomar coragem e falar "por que não?"

Ao mesmo tempo que a data ia se aproximando e a ansiedade ia tomando conta de mim, a novidade criou uma curiosidade comum em todos os meus amigos. Até então, tudo que eu sabia, assim como a maioria, era que a Romênia tinha o Conde Drácula, o Hagi, o Lacatus e os Ciganos. Comecei a receber milhões de emails com links, histórias sobre cachorros de ruas, ciganos, programas de televisão onde o apresentador espanca os entrevistados, enfim, uma quantidade enorme de dados. Mas eu sabia que eu só ia conhecer de verdade no minuto em que pisasse em solo romeno.

Antes mesmo de pisar em solo romeno, ainda em solo francês, minha primeira experiência com a polícia internacional - tive que abrir mala de mão, tirar tênis, ser todo revistado antes de embarcar. Ok, ultimamente todos estão neuróticos com tudo, mas não me senti mais seguro por isso. Pelo contrário, me senti invadido, e sei que não sou o único que se sentiu assim, porque mesmo sem entender as palavras, entendi uns gestos de um cara para a mesma policial que fez eu passar pelo alarme 3 vezes.

Já em solo romeno, o primeiro bigode: minhas malas não vieram. Maldita Air France! Nessas horas, imaginei a policial se divertindo com a minha mala, abrindo tudo e dando risada com os colegas. Lógico que fiquei puto, mas mais do que isso, fiquei assustado - meu primeiro dia na cidade e e eu já não tinha absolutamente nada, a não ser meu ipod, minha câmera e um guia de frases chaves em romeno. Lógico q não o usei, pois não ia conseguir xingar em romeno, então fiquei no inglês. A minha primeira impressão que tive sobre as pessoas é que todos são muito calmos - o que é uma coisa boa para se resolver problemas, certo? A responsável do setor de achados/perdidos foi super simpática comigo, e me avisou que com certeza a minha mala viria no dia seguinte, em outro vôo. Dito e feito.


Depois do susto inicial, hora de sair do aeroporto e descobrir minha nova casa. A primeira impressão que eu tive da cidade foi boa, passamos por lugares muito bonitos, mas a cidade estava meio cinza, por conta do frio. Aliás, que frio!! Ainda nem entrou o inverno, e já estamos na faixa dos 3 graus. Saindo do centro, pude perceber que a Romênia ainda carrega traços da "romênia comunista", com blocos de prédios antigos e iguais. E o meu prédio não podia ser diferente - um prédio tipicamente europeu.

De qualquer forma, o meu apartamento é o contrário do prédio - já que não se pode alterar a estrutura, altera-se o conteúdo. O studio é moderno, novo, tem tudo. E isso foi um grande alívio pra quem não tinha nada até o momento. Com a calma recuperada, decidi então caminhar na vizinhança.


Passeando pelas ruas, não encontrei nada aberto, lógico - já era tarde, e domingo, então foi mais um reconhecimento de campo. As únicas opções pra mim eram McDonalds, KFC e Turabo Cafe (uma espécie de Armazém do Café, com mais comidas). Resolvi encarar a lojinha, e fui bem recebido por milhões de olhares desconfiados. Até a garconete demorou pra me atender, mas eu não tava nem aí, já que não estava entendo bulhufas do que estava sendo dito. No dia seguinte, fui descobrir q o "café" é um lugar hype, de gente descolada, e que eu, com a minha cara de cansado e com o meu casacão esquimó não faria muito sucesso por lá. Pelo menos o sanduba tava bom.

Palavra do dia: Mustata (lê-se mustatza, significa bigode.)

4 comentários:

pat disse...

Pô que saudade!
E agora vc pode me convidar pra almoçar à vontade viu? Hahahahahaha.

bjs e boa sorte.

Gustavo Nogueira disse...

Meu matador de aluguel é romeno.
Ele me explicou que "mustata" vem do francês "moustache".
Faz sentido...

Fernando Freitas disse...

Só falta tu descobrir como se fala "se liga nessa" e "formô"

karina disse...

Fantáááástico!!! Já é favorito! Adorei a idéia da palavra do dia. Vou ler todos os dias! BjokK